domingo, 18 de dezembro de 2011

Joan Baez


"Diamonds & Rust" é uma canção escrita e interpretada por Joan Baez, que foi lançado em 1975, mas tinha sido escrito em novembro do ano anterior. Na canção, Baez relata um telefonema de um antigo namorado, que envia a ela uma década atrás no tempo, para um hotel "crummy" em Greenwich Village, lembra ela dando-lhe um par de botões de punho em diamantes, e resume que as lembranças trazem "Diamonds And Rust" (isto é, o tempo deixa-nos com as memórias felizes e as ruins). A canção, que foi um sucesso top-40 de Baez na parada de singles pop dos EUA, é considerado por vários críticos, bem como pelos fãs Baez, como uma de suas melhores composições. Ele serviu como a canção-título para ganhar o Álbum de Ouro - Baez Diamonds & Rust em 1975."

Diamantes E Ferrugem

Bem, eu serei condenada
Lá vem o seu fantasma novamente
Mas isso não é incomum
É apenas porque a lua está cheia
E aconteceu de você decidir ligar
E aqui eu me sento mão no telefone
Escutando uma voz que conheço
Um par de anos luz atrás
Encaminhando direto para uma queda
Como eu me lembro dos seus olhos,
eram mais azuis do que ovos de robin
Minha poesia era ruim você disse
De onde ligando? Uma cabine no meio-oeste
Dez anos atrás você comprou abotoaduras
Você me trouxe algo
Ambos sabemos o que as memórias podem trazer
Elas trazem diamantes e ferrugem
Bem, você estourou na cena
E já era uma lenda um fenômeno não produzido
O vagabundo original
Você se perdeu nos meus braços
E neles ficou temporariamente perdido no mar
A Madonna foi sua de graça
Sim, a garota na metade da concha manteria você ileso
Agora eu vejo você se levantando
Com as folhas marrons caindo ao redor
E neve em seu cabelo
Agora você está sorrindo na janela
Daquele rico hotel Sobre Washington Square
Nossa respiração sai como nuvens brancas
Que se misturam e flutuam no ar
Falando estritamente para mim
Poderíamos ter morrido antes e agora
Agora está me dizendo que não é nostálgico
Então me dê outra palavra para isso
Você que era tão bom com as palavras
E em deixar as coisas vagas
Porque eu preciso de um pouco desta vaguidade agora
Tudo volta muito claramente
Sim, eu te amei querido
E se você me oferece diamantes e ferrugem
Eu já paguei.

__________________________________ ♪ ♫ ♪ ___________________________________

Joan Chandos Baez, nascida em Staten Island, 9 de janeiro de 1941, é uma cantora norte-americana de música folk, conhecida por seu estilo vocal distinto e opiniões políticas apresentadas abertamente.
Joan Baez foi compositora e intérprete de música popular desde o início 1960 até os dias atuais. Baez é a irmã mais velha de Mimi Farinia, com quem compartilhou a paixão pela composição e sua visibilidade sem remorso como ativista política, embora Farinia fez sem muito alarde e de observação pública como Baez durante o tempo que ela estava viva.

A carreira profissional de Baez começou em 1959 no "Newport Folk Festival", onde, com 18 anos, foi a grande revelação. Ela lançou pela Vanguard Records no ano seguinte seu álbum de estréia, "Joan Baez", uma coleção de baladas tradicionais que vendeu moderadamente bem, chamando a atenção pela qualidade do repertório e por seu talento na guitarra acústica, aliado a sua bela voz de soprano. O álbum seguinte, "Joan Baez, Vol. 2", foi lançado em 1961. Ganhou um disco de ouro, o mesmo acontecendo com "Joan Baez in Concert", de 1962. Com apresentações regulares, Joan Baez tornou-se um fenômeno artístico. Em 1963, já era considerada uma das cantoras mais populares dos Estados Unidos. Em 1964 lança o disco Joan Baez/5, incorporando neste trabalho uma seleção de populares canções folk dos Estados Unidos e da América Latina, com destaque para interpretações de composições dos músicos brasileiros Villa-Lobos e Zé do Norte. Além de folk tradicional e canções de protesto, ajudou a promover Bob Dylan, impressionada com suas composições iniciais e incluindo várias delas em seu repertório. Acabaram tornando-se namorados por um tempo, mas o relacionamento acabou em 1965. Entre seus sucessos históricos desta época, podem ser citados "We shall overcome", "With God on our side", "All my trials", além de outros.
Em 2008, Joan Baez comemorou os 50 anos de sua carreira musical com turnês pelos Estados Unidos e Europa. Também lançou o CD Day After Tomorrow, de 2008, produzido pelo cantor e compositor Steve Earle. O CD marcou a volta de Joan ao Top 200 da Billboard, alcançando na semana de lançamento do álbum a posição de número 128, após 29 anos, ou seja desde Honest Lullaby.

"Songbird" é seu álbum 2011. Ouça-o abaixo:


Abaixo mais sucessos na voz belíssima da Baez:

• What Have They Done To The Rain
• Where Have All the Flowers Gone
• Yesterday