segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Geraldo Azevedo


Entre as estrelas do meu drama 
Você já foi meu anjo azul 
Chegamos num final feliz 
Na tela prateada da ilusão

Na realidade onde está você 
Em que cidade você mora 
Em que paisagem em que país 
Me diz em que lugar, cadê você

Você se lembra 
Torrentes de paixão 
Ouvir nossa canção 
Sonhar em Casablanca 
E se perder no labirinto 
De outra história

A caravana do deserto 
Atravessou meu coração 
E eu fui chorando por você 
Até os sete mares do sertão

Você se lembra...  


Geraldo Azevedo nasceu em Petrolina, PE, em 11 de janeiro de 1945. Essa origem nordestina talvez tenha sido a responsável pelo tempero tão variado de ritmos e balanços que este grande músico possui. Sua forma de tocar o violão mistura as harmonias sofisticadas com os ritmos quentes do nordeste, o destaca dentro do cenário nacional . Em seu trabalho é possível encontrar, lado a lado, líricas canções de amor como “ Dia Branco” e números caribenhos cheios de swing como "Veneza Americana".

Geraldo Azevedo também é conhecido pelos seus incandescentes frevos (a dança de rua típica do carnaval pernambucano), muitas vezes seus shows se encerram com frevos eletrizantes, como "Tempo Tempero", "Pega Fogo Coração", "Tempo Folião", etc... É esta mistura, aliada a seu violão impecável, que o torna um dos mais conceituados músicos nordestinos.

É autodidata, aos 12 anos de idade já tocava violão. Ao mudar-se para Recife onde foi estudar, Geraldo se juntou ao grupo folclórico intitulado Grupo Construção onde conheceu Teca Calazans, Naná Vasconcelos , Marcelo Melo e Toinho Alves (componentes do Quinteto Violado) iniciando aí toda a sua trajetória musical.


Canções bem elaboradas desse artista cheio de talento: