sábado, 10 de março de 2012

Os Paralamas do Sucesso



Todo o meu tempo
Todo o meu zelo
Todo o meu prédio já sabe que eu tenho em amor

Todo receio
Todo remédio
Tudo que sempre causava
Dor e medo
Se foi

Foi por te ver andando reto
Entre tudo que há de incerto em mim

E fui andando, voltei ao zero
Um recomeço é uma forma de se encontrar
Por ser tranqüilo, por ser sincero
Não me preocupa
O que não for é o que vai passar

Foi por te ver andando reto
Entre tudo que há de incerto em mim

Que eu sempre te quis
Sempre te quis assim
Só p'rá mim

Sempre te quis assim
Só p'rá mim



Os Paralamas do Sucesso (também conhecida somente por Paralamas) é uma banda de ska e pop rock, formada no Rio de Janeiro no final dos anos 70 que pertencem  a chamada Geração de ouro dos anos 80, mesma que consagrou a Legião Urbana, Titãs e Barão Vermelho.
Seus integrantes desde 1982 são Herbert Vianna (guitarra e vocal), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria).  No início a banda misturava rock com reggae, posteriormente passaram a agregar instrumentos de sopro e ritmos latinos.
Apesar dos Paralamas serem considerados parte da "Turma de Brasília", por terem vivido e criado amizade com as bandas locais, é uma banda formada no Rio. Herbert e Bi se conheceram crianças em Brasília, por serem vizinhos (o pai de Herbert era militar, e o de Bi, diplomata). Em 1977, Herbert foi para o Rio fazer o colégio militar, e reencontrou Bi, que foi fazer o 3º ano. Os dois resolveram formar uma banda, Herbert com sua guitarra Gibson e Bi um baixo comprado em uma viagem à Inglaterra. Aos dois depois se juntaria o baterista Vital. O grupo se separou em 1979 para fazerem o vestibular, e em 1981 se reuniram.
O grupo ensaiava em um sítio em Mendes, interior fluminense, e na casa da avó de Bi, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. Esses ensaios lhe renderam a música "Vovó Ondina é Gente Fina". O repertório não era sério (com canções como "Pinguins já não os vejo pois não está na estação", "Mandingas de Amor" e "Reis do 49"), e tentaram criar um nome no mesmo estilo, a primeira sugestão sendo "As Cadeirinhas da Vovó". O nome "Paralamas do Sucesso" foi invenção de Bi, e adotado porque todos acharam engraçado. Inicialmente o grupo tinha dois cantores (Herbert só tocava), Ronel e Naldo, que saíram em 1982.
Não houve em toda a história da cultura pop brasileira um período tão intenso e aventureiro, tão cheio de iniciativa, tão repleto de "causos" quanto aos anos 80. Um tempo em que era bacana ser jovem, tudo parecia ser novidade e pensava-se que o mundo nunca mais seria o mesmo depois de simples gestos como entrar numa danceteria e ouvir Os Paralamas do Sucesso.

Ouçam o som maneiríssimo da banda:

► A Novidade (Ao vivo)

Se Paralamas é bom, imaginem juntos com Titãs. Pois é, em 2008 eles subiram juntos ao palco e foi uma sonzeira só. Vamos conferir abaixo:

► Marvin (Pra Lianna)*