quinta-feira, 12 de julho de 2018

Tuca Oliveira


Eu estava tão distraído
Que nem pude ver o amor chegar
Agora eu ando tão perdido
Tô trocando passos no espaço

Posso te pegar em casa às dez
E te levar pra ver o céu
E ver a cidade inteira
De um lugar bem alto
Onde ninguém possa nos ver

Seremos eu, você e as estrelas
E no som do carro toca
Uma canção que eu fiz
Só pra ver a tua cara
Quando eu disser do nada
Tem um vinho e duas taças no banco de trás

Eu andava tão desiludido
É que eu amei alguém em vão
Isso explica o meu receio
De te olhar nos olhos quando te achei

Mas hoje eu me sinto mais vivo
Muito mais feliz até comigo
Eu até já mandei flores
Agora abre a porta que eu já cheguei



O Tuca oliveira promete. Tipo assim: ouvi e gostei!
O músico que ainda não fez 18 anos  e com cara de criança, é compositor mineiro (nascido em Muzambinho, em 28/12/1991), um representante da nova geração de músicos engajados com a MPB. Ele tem na internet sua maior ferramenta de divulgação. Com gravações simples de suas composições publicadas nas principais plataformas de áudio e vídeo na rede, atinge números expressivos de acessos diários, propagando seu trabalho para todas as regiões do Brasil. Começou na carreira musical aos 6 anos de idade. As tradições de Muzambinho-MG, lugar onde nasceu e foi criado, falavam alto ao coração do menino "Juninho da Sanfona", como era conhecido à época. Chegou a pender para o gênero sertanejo, sendo considerado fenômeno mirim. Mas as crianças, assim como os sonhos, crescem e tomam corpo. A descoberta de novos sons, na adolescência, fez com que Tuca encerrasse carinhosamente seus vínculos com o passado de menino prodígio e passasse, então, a fazer música de gente grande. Suas maiores inspirações são Queen, Beatles, Clube da Esquina, Nando Reis, 14 Bis, Moska, A Cor do Som, Ivan Lins, entre outras. Em 2008, Tuca conhece a banda carioca Nave de Prata, da qual passa a fazer parte, atuando como tecladista do grupo até meados de 2015. Em 2013, frequentando saraus na cidade do Rio de Janeiro, Tuca conheceu Elisa Fernandes, Romulo Ferreira, Daniel Delavusca, David Alfredo, Paulinho Thomaz e outros importantes compositores de sua geração, e fundou o coletivo Nós de Cabrália. Atualmente esse grupo,  está em fase de produção de seu primeiro disco, com previsão de lançamento para 2018. Lá nos idos de 2013, Tuca teve a canção “Eu, Você e as Estrelas” gravada pelo renomado cantor de voz potente Ricky Vallen. Além da gravação, os dois também se tornaram parceiros de composição, escrevendo juntos “Rotina” e “Pedaço de Carne”, que também farão parte do novo CD de Ricky, intitulado “Meu Ponto Cardeal”. Já são mais de 80 composições, vários intérpretes e uma história que está apenas começando a se desenrolar.  O músico lançou o primeiro CD, no primeiro semestre de 2018. O álbum de estreia, com produção de Mú Carvalho (A Cor do Som), conterá 10 canções.